Dica MPM: os 10 melhores discos de 2016


Chegou aquela época do ano onde fazemos um resumão do que rolou de melhor até agora. Esse ano foi bem difícil selecionar 10 discos e principalmente dentar definir alguma ordem, mas pelo menos os três primeiros são realmente merecedores do topo e o restante fica mais ou menos no mesmo nível.

Essa matéria também é boa pra quem não ouviu muita coisa durante o ano ou quer conhecer algo novo que passou despercebido, vamos lá:

10. Deftones - Gore


Foi bem difícil definir essa última posição, tinha três banda que pra mim ficaram empatadas na última posição, mas decidi fechar a lista com o Deftones. Gore tem um pequena diferente algumas musicas mais arrastadas, o ponto negativo do disco é o timbre digital demais das guitarras da banda e as melhores musicas do álbum são Hearts/Wires e Phantoim Brige que conta com a participação de Jerry Cantrell.



09 - Periphery - Periphery III: Select Difficulty 



O Select Difficulty do Periphery trouxe novamente a banda com um ótimo trabalho de estúdio, o álbum foi todo gravado pela banda, com todos provando que são especialistas em seus instrumentos. O ponto alto do disco é a pesada The Price is Wrong, Motormouth e Habitual Line-stepper e o ponto baixo são os momentos mais melosos e comerciais onde em algumas musicas a banda pisa na bola na letra e cai demais no comercialismo, com uma pegadinha mais brega como em Absolomb e Catch Fire, mas em outros momentos dosa bem o comercialismo com o conteúdo e acerta (ex., Marigold). 



08 - Car Bomb - Meta



Muito peso e inovação no metal moderno do Car Bomb, é uma daquelas bandas que trouxe um bom ar novo de inovação no metal em 2016. Destaque para Black Blood. 



07- Jinjer - King of Everything


Com um vocal feminino sensacional, o Jinjer consegui misturar uma pegada lamb of god com metal moderno e surpreender em seu terceiro álbum, primeiro por uma grande gravadora. O principal single da banda é matador (I speak Astronomy). 



06 - Entheos - The Infinite Nothing 


Banda do Ex-baterista do Animals as Leaders e virtuoso ex-baixista do The Faceless, Evan Brewer também com vocal feminino, o Entheos lançou um ótimo disco esse ano, primeiro álbum completo da banda. 



05 - Gojira - Magma


Excelente disco do Gojira inovando com vocais mais limpos em algumas musicas e uma pegada diferente do que a banda vinha apresentando, ponto pra inovação dos caras sem perder o padrão de qualidade que todos esperamos deles.  



04 - Meshuggah - The Violent Sleep of Reason


Gravado ao vivo em estúdio o The violent Sleep of Reason trás toda a violência habitual do som do Meshuggah com uma pegada ao vivo e produção bem orgânica.    



03 - Dillinger Escape Plan - Dissociation 


Provavelmente o último álbum da banda, já que anunciaram seu fim após a turnê atual, o Dillinger trás nesse álbum todos os elementos que consagraram os caras e ainda teve espaço para algumas inovações. Infelizmente não lançaram nenhum vídeo oficial. 



02 - Animals as Leaders - The madness of Many 


Virtuosismo extremo, mas agora de uma forma mais "subtendida", harmoniosa e melódica, um álbum que combina a habilidade e trás os três membros da banda compondo e participando do álbum igualmente, sem duvida o melhor disco da banda até hoje. Infelizmente outra banda que não lança muito material em vídeo. 



01 - Katatonia - The Fall of Hearts 


E chegamos ao primeirão da lista, essa obra prima definitivamente não podia ficar em outro lugar nessa lista que não na primeira posição. Com melodias lindas e letras perfeitas The Fall of Hearts trás um Katatonia ainda mais evoluído, um trabalho sensacional que merece ser ouvido acompanhando todas as letras e viajando na emotividade desse álbum. O ponto super forte é a dupla Old heart Falls e Decima, duas musicas lindas que se completam perfeitamente. 

0 comentários:

Postar um comentário