PEARL JAM: em BH banda pede punição para os responsáveis pelo desastre em Mariana



A banda Pearl Jam fez um show histórico na noite desta sexta-feira (20), em Belo Horizonte. No meio do show, o vocalista Eddie Vedder disse que os responsáveis pelo desastre em Mariana, após o rompimento da Barragem de Fundão, devem ser "duramente punidos e cada vez mais punidos". O vídeo acima foi gravado por Rodrigo de Castro e pode ser visto no G1.

O vocalista parou o show e discursou em português contra empresas que exploram o meio ambiente. "Acidentes tiram vidas e destróem rios. E ainda assim eles conseguiram lucrar. Esperamos que eles sejam punidos, duramente punidos e cada vez mais punidos. Para que nunca esqueçam o triste desastre causado por eles", disse Vedder, sendo ovacionado pelo público.

Eddie Vedder disse, no palco, que o cachê da banda será doado às vítimas de Mariana. A banda também disse que tem planos de criar um fundo de assistência aos atingidos pelo desastre. O G1 tentou contato com a assessoria de imprensa da turnê do Pearl Jam no Brasil, mas não teve sucesso.
Este foi o primeiro show da banda norte-americana no Mineirão. Dezenas de milhares de pessoas foram ao estádio assistir ao show, mesmo debaixo de chuva.

Logo após o manifesto, a banda tocou "Do the evolution", uma música que fala da ganância humana pela evolução da espécie. Em uma das estrofes, a letra diz "Esta terra é minha / esta terra é livre / Eu faço o que eu quiser, mas irresponsavelmente / É a evolução, querida".

A barragem de Fundão, da mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP, foi rompida no dia 5 de novembro, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Oito corpos foram identificados e quatro aguardam reconhecimento. Onze pessoas estão desaparecidas, dentre elas oito trabalhadores e três moradores da região.
Atentados em Paris

O show ainda falou sobre os atentados em Paris, no dia 13 de novembro. Pearl Jam tocou "I want you so hard", da banda Eagles of Death Metal, que se apresentava na casa de shows Bataclan, um dos alvos dos terroristas na capital francesa. Mais de 80 pessoas foram mortas por atiradores neste local. O show foi interrompido e a banda decidiu cancelar sua turnê europeia, segundo informou a organizadora de seus show na Alemanha. Ao todo, 130 pessoas morreram nos atentados de Paris.

Logo abaixo você pode ver o setlist do show, bem como vídeos da apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte.

Rain (The Beatles cover)
Sometimes
Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
Go
Mind Your Manners
Once
Got Some
Rearviewmirror
Pilate
Even Flow
Infallible
Given to Fly
I’m Open
I Am Mine
Satan’s Bed
Deep
Jeremy
Why Go
Bis:
Bee Girl
Sleeping By Myself (Eddie Vedder song)
Imagine (John Lennon cover)
Sirens
Do the Evolution
I Want You So Hard (Boy’s Bad News) (Eagles of Death Metal cover)
Corduroy
Mankind
Porch
Bis 2:
Eruption (Van Halen cover)
Garden
Comfortably Numb (Pink Floyd cover)
Lightning Bolt
Black
Sonic Reducer (Dead Boys cover)
Alive
Rockin’ in the Free World (Neil Young cover)
Yellow Ledbetter









0 comentários:

Postar um comentário