VAN HALEN: guitarra matadora e licks ferozes



A guitarra matadora e os licks ferozes de VAN HALEN

Por Leandro Martins. 

Eddie Van Halen foi um dos melhores e mais influentes guitarristas de toda a história. Inovador, criativo, de timbre único, ele reuniu os melhores elementos disponíveis para a guitarra na época e elevou o instrumento para outro nível de uma forma nunca vista antes, reinventando a maneira de tocar guitarra.

Harmônicos naturais, harmônicos artificiais, tapping, harmônico com tapping, ligados, frases ultra tápidas , solos melódicos, solos agressivos, bases inovadoras e alavancadas se tornaram marca registrada de Eddie Van Halen com seus solos curtos, criativos, escandalosos e imprevisíveis.

Ele mesclou tudo  isso no primeiro disco da banda Van Halen em 1978 e continuou com essas características. Não existia absolutamente nada parecido com o que Eddie Van Halen tocava naquele primeiro disco, a fúria da sua guitarra atingiu o mundo como um furacão colossal dando uma nova a vida ao instrumento. As músicas com alto astral deram uma nova vibe nas bandas pesadas de rock, pois o rock progressivo e o metal estavam em decadência no final da década de setenta, as bandas Punk estavam conquistando cada vez mais público e as pessoas estavam um pouco saturadas do som pra baixo e melancólico de bandas progressivas, pesadas e muito psicodélicas.

A banda Van Halen definiu o glam rock e o hard rock dos anos oitenta, além de influenciar a maioria dos guitarristas virtuoses do rock e heavy metal e conseguir lançar de músicas pesadíssimas a baladas românticas e músicas de glam rock bem bregas, até o visual brega dos caras caracterizaram bem o período dos anos oitenta. No caso do Eddie Van Halen em si, o abuso de alavancas e tappings se tornou comum entre guitarristas, alguns passaram a estudar o tapping elevando a técnica para um  nível ainda mais alto aplicando two hands tapping com todos os dedos das mãos ou tocando a guitarra como se fosse piano.

Aqui não cabe todas as inovações que o guitarrista trouxe pra guitarra, então deixarei para falar de como ele usufruía os recursos tecnológicos para outra seção pois o seu timbre de sua ousadia em modificar a própria guitarra décadas atrás são assuntos fortemente discutidos até hoje entre guitarristas, professores, luthiers e técnicos de som.

Quem quiser mais detalhes sobre a banda Van Halen, é só consultar o Heavy Lero 


Mas agora vamos ao que interessa!

Licks matadores de Van Halen:

Panama. A música foi lançada em 1984 e tem uma pegada bastante Hard Rock, uma letra bem comercial e um solo de tirar o fôlego com pentatônicas bem aplicadas e tappings  durante bends bem agressivos, a guitarra parece berrar muito. É necessário pegada bem firme e força nos dedos pra executar os licks deste solo. Se quiser explorar bem a parte de timbres, use amp valvulado ou um excelente simulador, sature o volume, não use muito ganho, tenha humbuckers de qualidade, bem definidos e médio ou ganho moderado e  use somente o humbucker da ponte se quiser algo próximo do timbre de EVH.

Transcrição :


Black And Blue

Música de andamento moderado em 100 bpm, riffs com ritmo dançante, de fácil execução mas um pouco difícil tocar com pegada adequada, timbre incrível pra variar. Tudo muda na hora do solo em que Van Halen abusa de harmônicos com tapping!

Transcrição: 




0 comentários:

Postar um comentário